Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com

Por que a maioria dos empreendedores fracassam?

October 9, 2017

Que manter um negócio é uma tarefa desafiadora, isso é fato. O IBGE calculou que 6 de cada 10 empresas falhem antes dos 5 anos. Esse número é assustador, porém ele pode ser pior se considerarmos que esses são os fracassos declarados. Existe um percentual maior de outros empreendimentos que não se sustentam. Porém, isso se deve a alguns fatores.

Aliás, em qual lado você se encontra? Você está do lado dos prósperos e bem-sucedidos, ou você está no lado dos que estão "na luta" e buscando entender o que não está dando certo?

 

Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las.

- SÊNECA

 

Nos projetos que acompanho os fatores que eu observo com mais frequência e que são impulsionadores negativos para o negócio e para o empreendedor são:

 

FALTA DE VISÃO: Não saber o que quer se tornar e o que irá fazer em um período de 5 a 10 anos (no mínimo), traz um grande problema para o empreendedor, pois é com essa visão que ele tem que acordar e seguir seu trabalho diariamente. Uma falta de visão é o alimento perfeito para a falta de foco e para a procrastinação. Você começa a agir de diversas formas, mas que não constrói valor para sua empresa, produto e serviço. Defina sua visão e trabalhe em cima dela.

 

MENTALIDADE FRACA: Nossa mente é a nossa ferramenta mais poderosa. Ela pode nos ajudar ou nos prejudicar, tudo depende de como você a trabalhou. O empreendedor precisa ter sua mente blindada contra os pensamentos e mal dizeres de seus amigos e família (Sabia que uma das grandes causas da falha do empreendedor começa com a falta de crença dos familiares? Existe um jeito de trabalhar isso... ;) ), ter sua mente programada para enfrentar os medos e sair da zona de conforto, ter sua mente protegida contra os seus próprios pensamentos negativos e enfraquecedores. Eu acredito que empreender é uma forma verdadeira de desenvolvimento pessoal, pois você passa por diversos testes continuamente.

 

ESQUECE DE VENDER: Qualquer empresa, de qualquer setor, tem que vender para se sustentar. Não é o melhor produto que ganha o mercado, é aquele que está exposto e atraindo clientes do jeito certo. Portanto, não adianta nada você focar em desenvolver seu produto ou serviço no mais alto nível, se não consegue colocar ele no mercado. É preciso entender de marketing, de vendas e de como se comunicar para conquistar novos clientes.

 

ELES NÃO AGEM: Ação é a maneira como materializamos nossas ideias. Só que muitos empreendedores gostam de ficar no mundo mental, sem devidamente criar o que imagina. Existem 3 erros mortais que as pessoas cometem (eu mesmo já cometi vários diversas vezes):

     1. Não começam - Procrastinam - deixam o medo da rejeição e do fracasso tomar conta desde o início e não tomam nenhuma ação. Ficam com suas ideias na cabeça e nem se dão o trabalho, muitas vezes, de colocar no papel.

     2. Não terminam - Perfeccionismo - acreditam que a perfeição existe e a cada dia encontram algo novo para mudar, antes de entregar. Ficam dias e mais dias criando e resolvendo o problema, até que uma hora cansam, pois acham que o projeto está fraco.

     3. Não continuam - Falta de progresso - não existe perfeição, só existe excelência que é agir todo dia e melhorar a  cada ação. Muitos empreendedores começam, mas não continuam, perdem seu "tesão", esquecem sua visão no meio do caminho ou tem suas mentes infectadas pelo vírus da derrota e do fracasso.

Qual dessas falta de ações está mais presente no seu dia-a-dia? 

 

NÃO SE DESENVOLVEM: Um empreendedor precisa estar atualizado ao máximo sobre aquilo que faz bem para o seu negócio, porém ao se desenvolver como pessoa traz resultados até superiores para todos os negócios do empreendedor. Se você melhorar seus relacionamentos, que portas podem se abrir? Se você melhorar sua forma de agir ou de se comportar perante os desafios, como será seu dia? Se você melhorar sua comunicação, como influenciará seus funcionários e seus clientes? A cada área que melhorar novas portas se abrem. A empresa é o reflexo do seu dono, observe!

 

Pior do que correr para o lado errado, é correr para o lado errado com entusiasmo!

- ALEX MANDOSSIAN

 

O principal link entre todas esses fatores é o COMPROMETIMENTO, muitos empreendedores não abraçam os compromissos que fazem com si mesmos e com os outros. Se falham com os outros, eles podem perder um cliente, uma venda, um amigo ou uma oportunidade. Se falham consigo mesmos (que acontece toda vez que não cumpre o que fala), você programa sua mente para se achar um perdedor e irá começar a agir como um. Por isso o principal item é MANTER SEUS COMPROMISSOS. Entre em ação apesar de qualquer coisa, esteja presente, chegue cedo, faça o que tem que ser feito! É assim que empresas bilionárias nasceram e cresceram.

 

Você está pronto para jogar no time dos empreendedores de sucesso? Que tal começar seu negócio? Que tal alavancar o seu negócio? Tudo é uma escolha.

 

Um grande abraço do seu treinador,

 

Marco Bini

contato@marcoantoniobini.com

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Como ser mais esperto que o Diabo?

February 8, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Assuntos