16+1 dicas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo.

June 27, 2017

Você pararia por 20 anos para estudar as pessoas mais ricas e bem-sucedidas do mundo para, só depois desse tempo, construir seu império? Essa foi a proposta de Andrew Carnegie para Napoleon Hill e ele aceitou! Por 20 anos ele estudou as pessoas mais fod@s do mundo, entre elas Thomas Edison, Henry Ford, Alexander Graham Bell, Luther Burbank, Theodore Roosevelt, William Wrigley Jr., John D. Rockefeller e o próprio Andrew Carnegie, sem contar os outros magnatas nessa extensa lista. Com isso Napoleon Hill escreveu seu primeiro livro A Lei do Triunfo (The Law of Success), que foi por décadas um best-seller e talvez seja até hoje.

Para eu deixar registrado essas leis que governam as mentes mais bem sucedidas do mundo eu coloco nesse post os 16 itens da lista e um item secreto que ele revelou apenas alguns anos depois da publicação deste livro. Você pode encontrar o maior best-seller do Napoleon como Quem Pensa Enriquece (Think and Grow Rich) que foi um livro que veio posteriormente, mas estourou de vender até mais do que A lei do triunfo, porém esse último é que contém os 16 códigos dessa chave que abre a porta para esse mundo magnífico do sucesso.

 

Vamos lá?

1. Associe-se com pessoas com o mesmo perfil de pensamento. Crie um Master Mind.

Junte-se a pessoas que possuem o mesmo objetivo que o seu e que sigam a mesma linha de pensamento. Dessa forma as pessoas se relacionam e contribuem uma com o crescimento das outras, estando em um lugar de desenvolvimento contínuo. Segundo Hill, a união de duas ou mais mentes gerava um todo que era maior do que a soma das partes, que ele apelidou de Mente Mestra ou Master Mind. Indiscutivelmente, TODOS entrevistados afirmaram que só conseguiram sucesso se aliando a outras pessoas.

 

2. Tenha um objetivo principal bem definido.

Em sua pesquisa ficou claro que todas as pessoas que obtiveram exito em sua jornada, que realizaram seus sonhos tinham seus objetivos bem definidos e claros em suas mentes. Muitas pessoas querem "mudar de vida" e isso é natural, pois quando buscamos evolução, buscamos mudanças juntos com ela. Porém, a maioria das pessoas não sabe dizer o que quer mudar e nem aonde quer chegar, e o que precisa mudar para isso.

 

" O objetivo principal na vida deve ser escolhido com um grande cuidado e, depois de escolhido, deverá ser escrito e colocado em um lugar onde se possa vê-lo pelo menos uma vez ao dia. Isso tem por efeito psicológico a função de impressionar o subconsciente da pessoa de tal maneira que ela aceita esse propósito como lema, um projeto, uma "planta" que finalmente dominará as atividades na vida e a guiará, passo a passo, para a realização desse objetivo."

 

A definição de um objetivo, de um propósito, é o ponto inicial de qualquer realização. Sem um objetivo e seu plano, as pessoas passam pela vida sem rumo.

 

3. Confiança em si mesmo.

A autoconfiança é essencial para quem quer realizar qualquer coisa, ela é a sua fonte propulsora para suas conquistas. Henry Ford disse: "Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.", pois a nossa mente é nosso único fator limitante e, conforme acredito, somos seres infinitos de potencial, o que te impede de fazer qualquer coisa é apenas você.

 

4. O hábito da economia.

O dinheiro é apenas uma das métricas do sucesso, algumas pessoas olham a riqueza como única métrica, e tudo bem. Porém para se ter sucesso e tranquilidade mental dentro desse espectro, a educação financeira é essencial para sempre ter dinheiro para investir em oportunidades e para poder arriscar em novos negócios.

 

A educação financeira se torna uma aliada para se ter alavancagem em relação aos concorrentes. Saber como lidar com suas dívidas, como investir e saber controlar seus gastos é um conhecimento de extrema importância.

 

5. Tenha iniciativa e liderança.

Para conquistar e ultrapassar barreiras, Napoleon Hill percebeu que, é necessário ter um perfil de líder e de iniciador, tendo controle total sobre os aspectos pessoais e profissionais. O livro mostra que para ter seguidores e clientes é necessário mostrar um perfil de liderança, um perfil seguro de si. Segundo ele, nenhuma pessoa é livre enquanto não sabe pensar por si só e agir por conta própria. A iniciativa pessoal é a força que inspira completude.

 

6. Tenha imaginação.

A maioria das pessoas que Hill entrevistou precisou de imaginação para criar seus negócios, pois eles criaram seus impérios a partir de soluções que não existiam ou que as pessoas não tinham pensado antes. Todos temos o poder de criar e recriar o que quisermos, porém poucas pessoas utilizam suas energias para forçar-se a pensar em novas formas de fazer ou de agir. Para ele, uma característica que não pode faltar jamais é a vontade de experimentar coisas novas.

 

7. Seja entusiasmado.

Entusiasmo é a fé que você coloca em suas ações. É uma emoção intensa, um desejo ardente, que se expressa de dentro para fora e que irradia para outras pessoas. O entusiasmo é o combustível que alimenta as ações e fazem você andar para frente, resultado após resultado.

 

"O homem geralmente triunfa com mais facilidade num campo de esforços em que se lança de corpo, alma e coração."

 

Todas as pessoas que realizaram coisas incríveis eram apaixonados pelos seus objetivos primários. Todos queriam a concretização daquele sonho de forma rápida, clara e precisa. Essa paixão pelo propósito dava o combustível para seguirem em frente.

 

8. Autocontrole!

Ter autocontrole é fortalecer seus pensamentos e sua capacidade de discernimento para pensar e agir por si próprio. Quando dentro deste estado os efeitos externos não influenciam em seu campo emocional, físico ou psíquico, assim você supera todos os obstáculos em direção ao que quer realizar. 

 

"Se você não controla seus pensamentos, você não controla suas necessidades."

 

É um equilíbrio que deve acontecer entre seu lado emocional e seu lado racional. Ambas as partes precisam se entender para que você possa tomar as melhores decisões.

 

9. Avance aquele metro a mais.

Entregue mais do que você foi pago para fazer, corra o quilometro a mais, supere as suas expectativas e as de seus clientes. Vivencie uma filosofia de entregar mais do que você precisa entregar. Surpreenda!

 

Segundo Hill existem duas pessoas que nunca terão sucesso:

a. aquelas que não fazem o que pedem.

b. aquelas que fazem exatamente o que pedem.

 

Quem terá sucesso? Aquela pessoa que se esforçou um pouco e entregou além do que era esperado.

 

10. Seja uma pessoa atraente.

Negócios são resultados de interações humanas. Se pessoas não se conectam e não se relacionam, não há troca e, portanto, não há negócios. Uma pessoa atraente é ser uma companhia agradável, ser simpático e estar bem apresentado. Algumas rápidas dicas para ser esse tipo de pessoa, que não tem nada a ver com beleza externa são:

- Sorria, mantenha contato visual, esteja na maioria das vezes de bom-humor e alto-astral, esteja sempre se desenvolvendo, não julgue, não implore por atenção e peça desculpas rapidamente.

 

Desenvolva-se como um bom comunicador e invista em si mesmo, para gerar novas oportunidades, sinta as pessoas quererem estar em volta de você. Agregue valor nas conversas e nos relacionamentos.

 

11. Pense com exatidão.

O poder da mente pode ser o mais perigoso ou o mais benéfico para o homem. Aprender a controlar seu uso é extremamente importante, portanto é preciso ter foco naquilo que deseja e restringir as informações que recebemos, os pensamentos  e assuntos somente para aquilo que queremos realizar. Raciocinar com clareza e sem distrações gera um avanço veloz em direção ao que deseja.

 

12. Concentre-se.

Controlar a atenção pode ser uma das coisas mais poderosas em qualquer caminhada que o ser humano pode fazer. Hoje, muito mais do que na época que esse livro foi escrito, há uma quantidade absurda de distrações e tentativas de roubo de atenção pela mídia, pelo celular ou por qualquer outro aparelho eletrônico. São jogos, mensagens e redes sociais que demandam a atenção do usuário em tempo intermitente. Porém, as pessoas mais bem-sucedidas hoje em dia sabem como se controlar frente a essas tentações, elas construíram resiliência com o tempo e se ajustaram para que essas distrações não afetem seus focos no objetivo principal.

 

Algumas das técnicas utilizadas são: meditação mindfulness, prática de esportes e inserção de tempo na agenda para ativar e-mails, redes sociais e etc.

 

13. Trabalho em equipe.

Mentes que alcançam o sucesso entendem que a cooperação é muito mais importante do que a divisão e a visão fragmentada. Eles enxergam o todo e visualizam os concorrentes como parceiros. É mais importante você desenvolver o coletivo do que só a si mesmo.

 

Onde há trabalho em equipe o sucesso é inevitável, pois todas as pessoas, por livre e espontânea vontade, irão dar o seu melhor para criar o resultado que esperam.

 

14. Fracassar é bom.

Fracassar representa uma tentativa que atingiu um resultado não esperado, dessa forma o que uma pessoa de sucesso faz? Age de uma forma diferente, tentando outra vez alcançar o que está buscando. Thomas Edison não conseguiu fazer a lâmpada logo na primeira tentativa, aliás demorou muito para ele concretizar esse sonho, e quando falou de sua invenção ele disse: "Eu inventei mais de mil maneiras de como não fazer uma lâmpada."

 

É incrível como mudar a ótica sobre o fracasso e interpretando eles como meros resultados de ações pode fazer uma diferença enorme.

 

"Muitos fracassos representam somente uma perda temporária que acaba por ser uma benção no futuro." 

 

15. Seja tolerante.

Para sermos mais tolerantes e pacientes, precisamos desapegar do controle e dos resultados que não estão ao nosso alcance. Algumas vezes na vida as coisas que queremos não acontecessem, principalmente no tempo que queremos. Entretanto perceber que não faz parte do nosso controle os resultados de nossas ações, simplifica e nos deixa pacientes, pois iremos mudando nossas ações até chegarmos onde desejamos. Veja novamente Thomas Edison, mais de mil tentativas. Quantas vezes você teria tentado? Aproveite a vida, aproveite a jornada.

 

16. Regra de Ouro: Faça aos outros apenas aquilo que quer que façam a você.

Essa regra é a base de todas as religiões e filosofias, creio eu. Entender que você é um ser único e que vive em um ambiente coletivo, que suas interações podem beneficiar aos outros ou colocá-los em uma posição desconfortável, pode modificar seus relacionamentos e, principalmente, os resultados deles. Fazer para os outros apenas aquilo que quer que seja feito com você mostra muito de seu caráter e mostra integridade, além de favorecer na construção de relacionamentos de longo prazo. Invista em ser sua melhor versão e em surpreender as pessoas dando apenas o seu melhor.

 

Bônus. Saúde, Tempo e Dinheiro.

Essa é uma dica oculta dentro das 16 leis do triunfo. Sempre acreditamos que teremos saúde, tempo ou dinheiro, porém a real realização está em trocar o "ou" por "e". Para a garantia da conquista do seu objetivo principal você precisa ter saúde, que te dará energia para seguir adiante, para te deixar entusiasmado e se divertindo no processo de alcançar seu objetivo. É necessário uma excelente administração de tempo, sabendo escolher A prioridade (veja que é no singular) e em quais atividades você deve investir para alcançar o que deseja. Dinheiro, conforme o item 4, deve ser estudado para que ele esteja sempre em abundância e gerando retorno, pois dinheiro parado vai embora, dinheiro mal gasto não retorna e dinheiro bem investido se transforma.

 

 

Assuma o controle da sua vida e do seu sucesso, perceba que tudo começa com um objetivo principal e depois muita disciplina, ação e trabalho conjunto. Busque as pessoas com quem você se identifica para criar o seu Master Mind e desenvolva-se, invista em seu autoconhecimento e no desenvolvimento de seu potencial.

 

Espero que esse texto curto, pois o livro tem mais de 700 páginas, tenha te proporcionado insights para a concretização do seu objetivo principal.

 

- mas eu não tenho um objetivo principal! Todos temos. Alguns só estão abaixo de muitas camadas dentro de você, então agende uma sessão experimental para encontrarmos esse objetivo. Clique aqui ou mande um e-mail para contato@marcoantoniobini.com .

 

Please reload

Posts Em Destaque

Como ser mais esperto que o Diabo?

February 8, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Assuntos

Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com