O dia em que tenho que demitir um cliente

November 22, 2016

 Algumas pessoas acreditam que sou louco por dispensar um cliente, recebo diversos comentários questionando o valor financeiro que deixarei de ganhar, o tempo investido, a reputação a zelar. Não os julgo, essa é a visão de quem enxerga poucos clientes e está mais preocupado com os bens materiais do que com o resultado final. Não sou um Money Monk (pessoas que vivem sem dinheiro ou que colocam o valor do dinheiro como seu último valor), eu amo dinheiro e os benefícios que ele traz, só que eu sou loucamente apaixonado pelos resultados de meus clientes.

 

Quando eu trabalhava com marketing e precisava posicionar melhor meus produtos, quantas vezes cancelei contrato com cliente x ou y que estavam depreciando a marca que eu representava? Eu tinha que abrir mão do lucro para preservar a imagem.

 

Aqui como coach é a mesma coisa, só que melhor, eu quero resultados dos meus clientes. Não tem nada mais satisfatório do que ter um cliente comprometido que te dá um prazer enorme ao início de cada sessão te enchendo de conquistas e sucessos da semana, alguns superando todas as expectativas possíveis.

 

Na demissão de um coachee eu devolvo 100% do valor das sessões que não foram executadas e arco com os custos de banco, tarifas e os investimentos do processo. Então não é nada bacana fazer essa rescisão contratual, ainda mais para meu bolso. Rs

 

Para demitir um coachee existem 3 razões básicas:

 

COACHEE QUE SÓ FALTA

Desmarcar um dia ou outro por questões importantes é válido. O problema ocorre quando a alteração de data e horário fica constante, e isso se torna uma ruptura do principal acordo: o comprometimento. Cliente que não está comprometido não gera resultados, sem ação não há coaching. Aliás a alteração de datas muitas vezes é uma defesa do inconsciente para mudanças, ou seja, há crenças tão enraizadas que automaticamente, sem maldade, o cliente esquece da sessão ou entra nesse loop de remarcação.

 

COACHEE QUE NÃO MUDA

A falta de mudança ou evolução no processo de coaching é sinal de dois fatores. O coachee não quer mudar ou o coachee não está apto para um processo de ação e alteração comportamental. Como podemos gerar novos resultados sem mudança?

 

Você conhece a frase: "Se fizer sempre a mesma coisa irá obter sempre o mesmo resultado."

 

COACHEE QUE NÃO DEU LIGA

Esse nome ficou estranho? Isso quer dizer que há clientes para cada tipo de profissional e um profissional diferente para cada tipo de coachee. Como sempre repito o coaching é um relacionamento de confiança e acordos, se o coachee não confia no coach ou a energia não bateu é melhor nem começar. Porém se algo altera no meio do caminho, como por exemplo o companheiro da pessoa começa a plantar ideias que alteram a ligação e confiança no processo, é melhor pausar do que terminar meia-boca.

 

Coaching é um processo de mudança interna e externa, é um processo que demanda foco, é um processo para você chegar onde deseja com maior velocidade. É um processo que exige do cliente, mas só assim é possível entrar na velocidade do sucesso. Não é a toa que somente uma parcela ínfima da população é de milionários, ricos e de pessoas bem-sucedidas em todos os aspectos da vida.

 

E o que eu quero dizer com tudo isso???

 

Para fazer parte de um processo de coaching, pelo menos comigo, é necessário confiança e comprometimento. Se você não está comprometido com seu desenvolvimento e evolução, quem estará?

 

Eu não desvalorizo quem não consegue se manter focado e comprometido no processo. Eu honro, respeito e valorizo o tempo de cada um, por isso eu genuinamente devolvo o dinheiro e abro agenda para quem está mais no pique do processo.

 

Com isso eu quero agradecer todos os coachees que estiveram, que estão e que estarão comigo nos processos até o final em busca do seu melhor!

 

VEJA AQUI ALGUNS DEPOIMENTOS.

 

Eu busco os resultados com meus clientes de maneira alegre, divertida e organizada, e com isso te convido para essa jornada. Vamos conquistar aquilo que está postergando a dias, talvez meses, talvez anos para realizar?

 

Espero ter te ajudado a entender um pouco mais do processo e da energia que envolve o processo de coaching.

 

Um grande abraço do seu coach!

Bini

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Como ser mais esperto que o Diabo?

February 8, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Assuntos

Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com