Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com

O poder da razão

October 27, 2016

Em qual das situações abaixo você tomaria uma ação?

 

Caso 1

- Você precisa fazer esse relatório urgente!

- Você precisa fazer esse relatório urgente, pois o diretor precisa dessa informação para tomar a decisão de compra de um equipamento.

 

Caso 2

- Lave a louça!

- Lave a louça, pois os convidados estão chegando e precisaremos dos pratos para servi-los.

Provavelmente você deve ter sentido um maior impulso de realizar a ação nas segundas opções, correto? Isso acontece, pois nossos sistemas internos estão sempre em alerta para buscar aquilo que gastamos menos energia para fazer, só que quando há uma razão, um motivo, para se mexer, nosso corpo entende que aquilo é importante e fazemos.

 

Nosso cérebro trabalha no modo auto-proteção o tempo todo. Ele quer proteger o corpo, guardar energia e busca sempre a melhor forma de não se colocar em perigo. Nosso cérebro ama a zona de conforto, ele ama estar lá... por ele, nós ficaríamos no sofá comendo uma pipoquinha (ou um bacon que tem mais energia) e curtindo a procrastinação. Nosso corpo foi desenvolvido para uma época onde tínhamos muitas ameaças reais, precisávamos proteger nossos filhos em cavernas de animais perigosos. Tínhamos que saber selecionar os amigos e companheiros para não levarmos uma facada nas costas. O cérebro durante milênios foi projetado para estar atento e se proteger!

 

Só que nosso sistema também é inteligente e dá ao usuário o poder de mudar essa programação e uma das centenas de programações que existem é dar um motivo para sairmos do lugar.

 

Pergunte-se a você mesmo:

- Qual o motivo que faz você querer ser saudável?

- Qual o motivo que faz você trabalhar onde trabalha?

- Qual o motivo de você conversar com o seu melhor amigo?

- Qual o motivo de você ter ido naquele último evento?

 

Você só tem objetivos se você tem um motivo, uma razão para fazer aquilo. Na estrutura mental da formulação de objetivos, precisamos saber a razão/importância daquilo, senão como iremos realizá-lo?

 

Objetivo > Motivo > Meta > Ação > Resultado > Melhoria

 

Saber a razão é extremamente importante. Questione o "por quê" de tudo que faz e veja se as coisas que faz são realmente necessárias. Analise se está fazendo só porque mandam ou se há um motivo original, real, por traz da atividade.

 

Outro ponto importante de ter uma razão é usá-la na motivação de pessoas. Aliás motivação é uma palavra derivada de motivo, percebe? Para motivar uma equipe, uma pessoa, você precisa dar motivos reais. Usei muito essa prática e quando se tem uma equipe que sabe a razão daquilo que faz, eles fazem com gosto e com vontade.

 

Então aqui fica meu questionamento. Você tem motivado a si mesmo? Motivado aqueles que estão do lado? Dê um motivo real, verdadeiro e original, e observe os resultados.

 

Um grande abraço do seu coach!

Bini

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Como ser mais esperto que o Diabo?

February 8, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Assuntos