Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com

Carreira vs. Profissão vs. Emprego

October 17, 2016

Muitas pessoas se sentem confusas em relação às suas carreiras, mas será que é a carreira mesmo ou os fatores abaixo dela? Será que é com a sua carreira mesmo que você está desgostoso?

 

A carreira é um todo, é toda sua vida profissional. De onde você veio até onde você vai. Começa lá na escola quando você está aprendendo matemática, gramática, artes, biologia, geografia, história e vai até o momento da sua aposentadoria, talvez um pouco mais. A carreira é sua história de contribuição para o mundo.

 

Quando falamos de mudança de carreira, falamos de mudar a forma como contribuímos para o mundo e qual é a troca que temos ao fazer isso. Não há nenhum problema em querer mudar e se reinventar, mas só é necessário identificar o que mudar. A carreira ou seus elementos? Dentro de nossa carreira há nossa profissão e o nosso emprego.

 

  

Vamos entender o que é cada um:

 

Carreira - É toda sua história e seu futuro em relação ao que deseja fazer e como contribuir para o mundo, se mundo para você é muito grande, pense no seu grupo social e na empresa em que trabalha. Nesse espectro está seu propósito! Aqui você somará todas suas experiências profissionais, toda sua educação, seus talentos e suas habilidades.

 

Profissão - É o que você tem talento e/ou estudou para fazer, aquilo que você se dedica a evoluir e ser o melhor. Geralmente você tem uma vocação para algumas profissões. Aqui você encontra o como você entrega seu propósito. Como ser médico, advogado, engenheiro, designer, administrador, mercadólogo, bibliotecário e etc.

 

Emprego - É onde você trabalha, é onde a troca acontece. Você executa um trabalho e é remunerado de alguma forma por isso. Você executa tarefas específicas, tem uma rotina e traz algum resultado para a empresa, associação ou CNPJ que está vinculado. Aqui é o onde você trabalha esse propósito.

 

Ficou claro? Vamos ao meu exemplo:

 

Minha carreira é ajudar pessoas a se desenvolverem e se tornarem melhores pessoas e profissionais. Minha profissão atual é coach e palestrante. Meu emprego atual é atender as pessoas através do meu programa de coaching, que posso aplicar através de encontros on-line ou presenciais, fazer palestras e vivências que tragam uma vida mais significativa e completa, através da minha própria empresa.

 

Outro exemplo:

 

Gabriela é uma coachee que trabalha na área financeira. Sua carreira é ajudar empresas a alcançarem excelência em administração de suas finanças. Sua profissão atual é administradora de empresas. Seu emprego atual é de consultora financeira em uma grande consultoria em SP.

 

Agora ficou melhor?

 

É muito importante quando falamos de carreira, entender essas diferenças, pois as vezes um cliente quer fazer uma transição de carreira. É fácil fazer, mas é realmente isso que busca? Qual a grande motivação?

 

O correto é entendermos como nossas escolhas são formadas. Se você define sua carreira, você define suas possibilidades de profissão. Quando define sua profissão, você abre um leque de empregos. Pode acontecer o inverso, mas talvez você se fruste e em poucos meses ou anos, você pense: Odeio essa empresa, odeio esse trabalho, isso não foi feito para mim... e outras milhares de frases que já escutei.

 

É comum escutarmos - "Você vai largar toda sua carreira e mudar de área?" - Tudo que você aprendeu vai continuar na sua bagagem de conhecimentos que podem te ajudar em uma nova profissão e consequentemente em um novo emprego ou empreendimento. As pessoas que falam isso possuem uma visão muito limitada das infinidades de oportunidades que nossas carreiras nos trazem. Você é capaz de ser e fazer o que quiser! Então escolha ter uma carreira feliz e com significado, você pode...

 

Espero que esse texto tenha te trazido um pequeno insight. Se precisar de ideias, quiser compartilhar algo ou quiser passar por um processo transformador de coaching, é só entrar em contato.

 

Abraços,

Bini

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Como ser mais esperto que o Diabo?

February 8, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Assuntos