Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com

A importância do mapa para chegar onde quer chegar.

October 12, 2016

O mapa para mim nada mais é do que o planejamento. Como você planeja uma viagem? Não decide o destino primeiro? Depois escolhe os locais que quer visitar, o hotel e os restaurantes? Depois escolhe como irá se locomover de um lugar para o outro? Deve ser algo bem parecido com isso, certo? Com a nossa carreira e outros aspectos da nossa vida são da mesma forma. Você define o destino, define os objetivos primários, os secundários e etc... até saber qual é o seu objetivo de hoje, ou até do AGORA!

 

Para tudo isso ficar muito claro é preciso ter uma mapa bem desenhado. Você navegaria melhor com os mapas dos antigos navegadores ou utilizando um GPS que usa mais de 20 satélites para te dar seu posicionamento no globo? Acredito que o GPS é mais rápido e eficiente, apesar de muitas pessoas ainda preferirem uma folha de papel e olhar para as estrelas. rs.

 

Como transformar tudo isso em realidade?

 

Recentemente a resposta mais inteligente e rápida apareceu aos meus olhos no livro A ÚNICA COISA, onde os autores Gary Keller e Jay Papasan descrevem com uma simplicidade o que acredito ser um mapa simples e eficaz (pg. 135 do livro)

Veja que tudo começa com o destino que algum dia será alcançado. O destino que esperamos ser algo grandioso está há alguns anos de distância, minha recomendação é SONHE GRANDE!

 

Depois vamos decupando em macro acontecimentos que vão de grandes anos, depois de ano em ano, depois de mês a mês, depois de semana a semana, dia a dia e o que é possível fazer agora.

 

Entendendo o caminho que desdobra para o grande objetivo é muito mais fácil pegar seu navio e começar a navegar as milhas necessárias para alcançar seu destino. É muito mais fácil saber quando saiu da rota e retomar, as vezes até saímos propositalmente para descansar ou para testar algo novo. Só que com o mapa essas mudanças se tornam conscientes e a mágica acontece nesse nível, onde o caminho planejado pode ser alterado para satisfazer uma ou outra necessidade.

 

Trilhar o caminho dourado o tempo todo pode ser muito bacana. Eu como tenho um cérebro curioso, e você também deve ter, prefiro algumas vezes dar uma saidinha do caminho e me abastecer com algumas coisas novas. Isso é natural e é tranquilo, se você não se culpar por isso.

 

Agora voltando ao mapa e sua importância. O planejamento deve ser feito do Macro para o Micro e deve ser revisto e aprimorado a cada passo. Muitas vezes não enxergamos o futuro, conseguimos trazer um pouco dele para o presente ao planejar, só que é possível termos contratempos e nesse momento é preciso se replanejar. Então coloco a revisão constante do mapa em jogo. Talvez a cada mês ou talvez a cada semestre, na pior das hipóteses uma vez ao ano. Veja o aplicativo Waze, ele está o tempo todo recalculando a rota e o tempo de chegada, pois ele analisa a cada avanço se irá chegar no tempo previsto ou não, no caminho com ou sem transito e etc.

 

Então assim como grandes navegadores se planejavam e ainda se planejam para enfrentar milhas em viagens náuticas, nós também precisamo saber para onde vamos com nossas carreiras, hobbies, vida espiritual e muitos outros itens.

 

Saber o caminho é o primeiro passo, desenhar o mapa é o segundo e agir é o terceiro.

 

Espero ter contribuído e se precisar de ajuda para construir seu mapa, agende uma sessão experimental comigo aqui ou aqui.

 

Grande abraço!

Bini

Please reload

Posts Em Destaque

Como ser mais esperto que o Diabo?

February 8, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Assuntos