Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com

Por que o segredo da vida está no autoconhecimento?

October 11, 2016

Pergunta cabrera essa? Nem tanto... você já ouviu aquela fala de Alice no País das Maravilhas, quando ela pergunta para o Gato Risonho qual o caminho certo para seguir e ele responde perguntando para onde ela quer ir. A resposta dela é: "tanto faz, não importa muito para onde", ele então responde "então, não importa qual o caminho a seguir, qualquer um serve."? Esse é um grande exemplo de como o autoconhecimento é importante. Você tem que ter um mapa daquilo que pretende fazer.

Para mim o autoconhecimento se ergue sobre 3 pilares importantíssimos: Quem eu sou? Para onde vou? Quais são meus recursos para chegar lá?

 

No primeiro, você precisa descobrir quem você é na essência. Nossa essência vai sumindo conforme nos amadurecemos e temos que nos adaptar a sociedade. Temos que vestir máscaras em cada papel que desempenhamos e acabamos por perder algumas de nossas qualidades e talentos no amadurecimento. Como precisamos nos adaptar ficamos focados em melhorar nossos pontos fracos e esquecemos que nossas alavancas são os nossos pontos fortes, são nesses pontos que estão nosso diferencial.

 

Eu devo muito do meu atraso no crescimento profissional por ter "blindado" em diversos momentos meu Eu alegre e divertido, pois não condizia com o comportamento que as empresas queriam para mim. Escutei muitos feedbacks que eu tinha que parar de me divertir no trabalho. Algumas vezes eu brincava demais, mas isso acontecia quando eu não me divertia naquilo que estava fazendo. Quando um dia decidi que meu trabalho seria divertido assim como eram minhas saídas, encontros com amigos e etc., a carreira deu uma alavancada. O que fez voar? O que me fez dobrar de salário 2x no mesmo ano? Estar me divertindo. Segundo meus chefes, era prazeroso e nítido o quanto eu me divertia fazendo o que fazia e que aquilo dava resultados.

 

Saber quais são seus talentos, o que é e não é bom para você, é muito importante. Você é um ser único, um ser especial e merece ser reconhecido assim. Quando me contratam para um processo de coaching de liderança ou produtividade, por exemplo, eu gosto de falar que não existe o jeito certo, existe o seu jeito e esse é o certo. Se eu falar para um cliente fazer X e ele fizer por obrigação, não porque é o modelo dele, conseguirei que ele faça durante o período do processo de coaching, talvez alguns meses mais, depois desanda. Eu quero que seja eterno, então tem que ser do jeito único, certo e especial daquele cliente. Entende? Tem que ser o modelo dele.

O segundo pilar está em saber qual é o seu destino. Aqui gosto de recitar a música do Zeca Pagodinho:

E deixa a vida me levar. Vida leva eu!

 

Você acredita que ao colocar seu barco no meio do oceano, você tem que deixar os ventos te levarem para onde quiserem, às vezes navegará para o norte, outras para o sul, algumas vezes para o oeste e outras para o leste e talvez sempre volte para o mesmo ponto. Talvez você acredite que possa controlar as velas de seu barco, consegue colocar o vento para trabalhar a seu favor e seguir em uma mesma direção, alcançando seu destino mais rápido. Qual caminho você acredita que uma pessoa de sucesso segue?

 

Saber o destino é essencial para desenhar qualquer projeto ou plano de vida. Quando desenho carreiras com meus clientes ou quando adaptamos a carreira ao estilo de vida que a pessoa quer seguir, saber aonde quer chegar é essencial. E posso falar? Quanto maior a clareza no objetivo, mais rápido é de chegar. #FicaADica.

O terceiro pilar está em entender quais são os seus recursos para chegar onde quer. Os recursos são os sentimentos e emoções internos que podem te fazer alcançar o que precisa. Saber como dominar seu medo, sua coragem, sua ansiedade, sua procrastinação, sua ganancia, sua felicidade, sua alegria, sua tristeza, sua compaixão, sua humildade, entre outros. Preciso controlar sentimentos positivos e negativos? Sim! Você precisa saber controlar todos antes de ser controlado por eles.

 

Além disso nesse pilar eu gosto de colocar suas habilidades e competências, pois elas também são instrumentos de navegação para o oceano da vida. Saiba que você consegue atravessar a rua e fará, saiba que consegue controlar suas finanças e controlará, saiba que consegue administrar uma empresa, saiba que consegue lidar com uma equipe... assim vai. Tudo que estudou, viveu ou experienciou estão nesse pilar.

 

Agora sabendo quem você é, para onde vai e quais recursos que precisa, é só caminhar. Dar o primeiro passo. Recomendo que haja um planejamento. Você vai içar as velas sabendo que tem que ir para o Norte e não se planejou para enfrentar as rochas, ilhas, tempestades e outros bloqueios no caminho, como irá chegar? Nessa parte entra o planejamento, o que chamo de construção de mapa, mas cabe esse assunto em outro post.

 

Espero que essa leitura tenha sido útil para você!

 

Um grande abraço!

Bini

 

Please reload

Posts Em Destaque

Como ser mais esperto que o Diabo?

February 8, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Assuntos