Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com

Uma nova descoberta sobre produtividade

October 5, 2016

Adoro escrever para você, pois a cada conteúdo novo é uma descoberta, um aprendizado, algo que venho com muita vontade compartilhar.

 

No meu último mês eu naveguei por dois conhecimentos que acho essenciais para nosso sucesso, a produtividade e a programação neurolinguística. Essa última deixarei para comentar posteriormente.

 

 

Sobre produtividade eu venho desde sempre estudando e inclusive fiz um e-book sobre isso, mas continuo a minha busca pelo real segredo de se produzir cada vez mais com menos esforço. Hoje um insight apareceu, meu cérebro associou as informações necessárias e booommm... Veio o que eu precisava saber.

 

A produtividade é um resultado, correto? É o que as pessoas percebem. Somos produtivos e as pessoas avaliam nossa produtividade, ela pode por muitas vezes ser quantificada pela quantidade e qualidade dos trabalhos que entregamos.

 

Agora uma ficha que caiu e é muito importante: o que gera a nossa produtividade?

 

Vamos decompor a produtividade e tentar chegar na sua essência?

 

Produtividade é resultado de ações e comportamentos;

Ações e comportamentos vêm de escolhas e decisões;

Decisões são tomadas com base em nossas crenças;

Nossas crenças são reflexo da nossa identidade;

Nós somos aquilo que escolhemos fazer parte;

Fazemos parte daquilo que queremos deixar no mundo.

 

Resumidamente: Somos produtivos quando temos um propósito para aquilo que fazemos.

 

E o propósito não precisa ser algo complexo. O propósito é o nosso direcionador, ele nos ajuda a saber aonde ir, o que fazer, como fazer e etc., ele só precisa estar bem internalizado. Meu propósito, por exemplo, é:

 

Utilizar minha capacidade de comunicação e de solução de problemas para ajudar pessoas a encontrarem as melhores oportunidades para suas vidas, através da compreensão "das regras do jogo", do encontrar a melhor versão do seu Eu e do utilizar seu máximo potencial.

 

O "como" a partir do saber o que tem que fazer e onde quer chegar se torna mais fácil, aí sim é só usar algumas ferramentas de produtividade e será produtivo no tempo que for necessário.

 

Outra coisa importante é que não conseguimos ser produtivos a todo momento e todo dia, nosso corpo precisa de um descanso, não fomos projetados para o overworking, por mais apaixonado que você seja pelo seu trabalho a distância e a alteração de cadências são importantes para te tornar um executor de maior qualidade e aumentar o poder da sua parte criativa.

 

Portanto, ao se perguntar como ser mais produtivo, se pergunte "qual o motivo de eu querer ser mais produtivo?", "quais vantagens e benefícios isso me trará?", "o que o meu trabalho trará de bom para a empresa e os clientes?"

 

Eu tenho um exemplo de uma cliente que trabalha na indústria da moda e estava desanimada com a mesmice de cada coleção. É sempre pesquisar, desenvolver e vender, apesar de mudar a estação, mudar a proposta, o dia-a-dia já não é mais interessante para mim. Perguntei a ela qual foi a última vez que ela realmente gostou do que fazia, e ela lembrou do seu primeiro e segundo ano, na mesma área, ela lembrou que fazia aquilo para ver as pessoas mais bonitas, ela sabia que as roupas que ela criava aumentavam a auto-estima de quem vestia e mais alguns itens, cujos olhos brilhavam ao contar. Pergunto o que mudou de lá para cá? Ela respondeu: hoje faço isso por dinheiro, para pagar minhas contas e antes eu fazia pelo prazer de ver alguém muito feliz com minhas roupas. O resultado da sessão para ela foi: Dinheiro é um fim, um resultado. O real motivo para eu desenvolver tudo que faço é para fazer as pessoas felizes, mais confiantes, com maior auto-estima. Adivinha o que aconteceu na mesma semana? Uma nova coleção nasceu de uma mulher inspirada, feliz e que voltou a acordar cedo com muita vontade de fazer a diferença!

 

Moral do post (rs): Entenda o motivo daquilo que você faz e se inspire nisso, fazer o seu melhor e ser mais produtivo virá como resultado daquilo que você quer deixar no mundo.

 

Um grande abraço,

Bini

Please reload

Posts Em Destaque

Como ser mais esperto que o Diabo?

February 8, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Assuntos