Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com

Como aproveitar melhor seu processo de Coaching

August 16, 2016

 Você contratou um coach, investiu um dinheiro e investe o seu tempo nos encontros, ou então você entrou em um programa para desenvolver alguma habilidade específica. O que fazer antes, durante e depois das sessões para ter o melhor aproveitamento possível?

 

Vou contar uma história que pode te ajudar a refletir sobre o processo.

 

Um corredor de rua quer aumentar sua distância. Sozinho ele não conseguia superar a barreira dos 10km e também não conseguia baixar seu tempo de 50min para os 10km. Ele queria correr mais e mais rápido.

Em determinado momento ele viu que precisaria de um treinador para levar ele para o novo patamar. Na sua primeira conversa eles estipularam que o primeiro objetivo seria correr uma meia-maratona.

Começaram os treinos. O corredor tinha que correr e o treinador que não podia acompanhar toda a volta no parque, aguardava ansiosamente para saber o resultado do treino do dia. Cada dia tinha uma atividade diferente. Era difícil para o corredor entender porque ele queria correr distância e tinha que dedicar um dia da semana para velocidade (tiro) ou porque dedicar outro dia a alongamentos e exercícios educacionais. Porém o corredor fazia o que o treinador pedia.

No primeiro dia de passar a barreira dos 10km o corredor sozinho em seu treino fez 12km. No dia de passar a barreira dos 12km, ele fez 16km e quando menos viu já estava fazendo 20km em um treino tranquilo.

Estava pronto para fazer a prova de 21km.

No dia da prova não só fez a prova de 21km, como fez mais rápido do que o planejado.

E assim seguiram os treinamentos. Corredor e treinador juntos para conquistar os próximos objetivos.

 

Essa história é real. É minha história de como depois de lutar por meses para sair dos 10km sozinho, eu tive que buscar ajuda para me levar para o próximo passo.

 

Assim como na corrida, na vida profissional, antes de me tornar um coach, eu passei por outros processos de coaching que me fizeram ser o profissional que fui e ainda sou.

 

Com essa história eu convido vocês a refletirem sobre o papel do coach e o papel do coachee antes de entrar em como você pode aproveitar melhor seu processo de coaching.

 

Coach - Responsável por observar e guiar o coachee no processo de autoconhecimento, planejamento e ações.

Coachee - Responsável por apresentar os desafios, refletir, decidir o caminho e agir.

 

Então vamos aproveitar o processo da melhor forma possível?

 

1. A responsabilidade do sucesso é sua - Assim como é o jogador de futebol que chuta a bola e faz o gol ou o corredor que tem que correr para chegar na linha de chegada, você é o responsável por agir na direção de seus objetivos. A decisão de fazer o que precisa hoje, amanhã ou deixar para a próxima sessão é sua. Postergar uma ação que precisa ser tomada é postergar o seu sucesso e com propriedade eu posso te dizer que a cada dia que você deixa de fazer algo o resultado fica mais distante exponencialmente e não na mesma medida.

Assuma a responsabilidade sobre sua vida e resultados, encontre a melhor versão de si mesmo e corra atrás de seus objetivos, pois eles não correrão atrás de você.

 

2. O poder da ação - Agir é o verbo que tem que estar do seu lado pelo tempo do processo. Se você não agir, você não mudará o comportamento, não mudará seus hábitos, não mudará o que é realmente necessário para concretizar as mudanças necessárias. Para mim, os melhores cases são daqueles coachees que definem suas metas da semana e no dia seguinte já fizeram tudo e querem mais. É tão louco o processo de quem toma atitude frente ao sucesso, pois acabam se tornando um imã de tudo o que desejam.

 

3. Pare 10 minutos para pensar antes de cada sessão - Pare por alguns minutos antes de entrar na sessão e pense no que você gostaria que acontecesse na sessão para ela ser um sucesso e reflita sobre o que aconteceu entre a última sessão e a que você irá entrar. O que foi bom? O que poderia ter sido melhor?

 

4. Faça as tarefas - A tarefa é o mínimo que você precisa fazer para se alavancar em direção ao seu objetivo. Faça as tarefas no dia seguinte da sessão, reserve um tempo para você e coloque a mão na massa. Se a tarefa for durante o dia e depender de terceiros, tente provocar as ações para acontecerem. Quanto mais rápido você for, mais rápido chegará, entende?

 

5. Seja verdadeiro - O processo de coaching é por contrato sigiloso, é algo entre em você e seu coach. Na sessão não tem julgamento, não tem críticas. É um processo para você se descobrir, descobrir suas crenças limitantes, seus reais valores, suas motivações. Não existe certo e errado, só existe a sua verdade e a sua visão de mundo. Entre em contato consigo mesmo e verbalize da forma que conseguir para seu coach os seus sentimentos.

 

6. Divida com as pessoas próximas - Você está fazendo coaching? Avise seus colegas, amigos e familiares mais próximos. Fale para eles, aqueles que fizerem sentido falar, que você está participando de um processo e conte para eles os seus objetivos, peça para que eles te ajudem a manter o foco e a avaliar o seu andamento. Uma visão de fora pode te ajudar a enxergar coisas que você ainda não teve a oportunidade de ver. Eu colocaria uma meta de 3 pessoas no mínimo a sabarem.

 

7. Tenha um diário - Anote no seu bloco de notas do celular ou em um caderno, como achar melhor. Anote os aprendizados dos dias e principalmente os aprendizados das sessões. Ao escrever, você gera mais compromisso consigo mesmo, você consegue deixar mais claro seus pensamentos. Faça logo após o encontro.

 

Essas são algumas dicas que eu acho bacana para potencializar seu processo de coaching, a mais importante para mim é o Ser Verdadeiro, isso é zero de jogo! Se não conseguir ser verdadeiro consigo mesmo, como irá evoluir na vida pessoal ou profissional?

 

Essa é a dica de hoje!

 

Se quiser tirar dúvidas ou se quiser passar por um processo de coaching. Entre em contato.

 

Grande abraço!

Bini

 

Please reload

Posts Em Destaque

Como ser mais esperto que o Diabo?

February 8, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Assuntos