7 coisas que aprendi lendo Sucesso sem Esforço de Fred Gratzon

August 16, 2016

O título desse livro é duvidoso não? Com bom humor Fred Gratzon, um provocador, empresário e visionário, leva o leitor a questionar a cultura do trabalho duro.

Eu li esse livro por volta dos meus 20 anos e ele impactou minha vida. Daquele momento em diante entendi que o sucesso não vem de suar a camisa sem parar, mas sim de suar a camisa de modo inteligente. Eu tive a oportunidade de reencontrar esse livro e lê-lo novamente, com atenção, escrevendo e grifando.

 

Compartilho com você um pouco do que aprendi com esse livro que, em sua principal mensagem, caso já queira pular o post e comprar, é a Valorização do Pensar ou o Trabalhar de forma Inteligente, e coloco meu ponto de vista e sugestões junto. 

 

1. Devemos trabalhar com inteligência - Muito básico falar isso, certo? Porém quem faz isso de verdade? Quanto do seu tempo você gasta fazendo um trabalho importante e significativo para o seu sucesso ou o sucesso da empresa em que trabalha? Eu me lembro de gastar pelo menos a metade do meu dia sempre fazendo relatórios e reuniões inúteis, para lideranças que nem olhavam para o que estava acontecendo. Lembro de ter que fazer reunião com minha equipe para cortar as atividades supérfluas para que houvesse foco no que realmente importa.

 

2. Devemos parar para pensar - Entramos na rotina do executar e executar, gerar resultados, correr atrás de tudo toda hora, que nunca paramos para pensar se o que estamos fazendo é realmente vital ou não. Se você não consegue explicar como a atividade que está fazendo gerará resultados para sua empresa então não deveria fazer. Pense estrategicamente não só da empresa para fora, mas da empresa para dentro também,

 

3. Automatize tudo possível - Enterre os processos desnecessários, corte-os pela metade, mate a burocracia desnecessária. Para tudo existe uma maneira mais fácil de se executar, dedique 10% do seu dia pensando em como otimizar seus processos.

 

4. Sucesso é inversamente proporcional ao trabalho pesado - Essa frase já foi mais do que provada por diversos pesquisadores e autores. Quem tem sucesso coloca a mão na massa sim, mas eles dedicam muito tempo para pensar, analisar e agir da forma mais eficaz possível. Como você pode fazer suas atividades mais ágeis e menos cansativas? Que tal matar aquela planilha de excel e implementar um sistema? Ou unificar várias em uma? Como você pode usar as ferramentas que estão a sua disposição para você pensar mais e executar menos?

 

5. O trabalho tem que ser um processo divertido - Eu tenho isso enraizado em mim desde pequeno e venho observando muitos cases de sucesso, Se o trabalho for uma diversão, mesmo com as responsabilidades e obrigações, o sucesso é rapidamente alcançado. Já parou para perceber que quando você se diverte, escute sua música favorita ou dá boas risadas com seus colegas e clientes, você tem um desempenho acima da média?

 

Trabalho > Consome energia

Diversão > Aumenta energia

 

6. Seja apaixonado pelo que faz - Esse parece básico também, não é? Aí eu te pergunto, você é apaixonado pelo que faz? Você verdadeiramente acorda feliz e inspirado, pronto para realizar seu trabalho de forma inteligente? Busca sempre a evolução no que faz? Você estuda sua profissão constantemente para evoluir?

 

7. A natureza quer que você tenha sucesso - É natural do ser humano ser bem sucedido. Em todas as espécies o sucesso acontece, assim é com a gente também. Acontece que focamos tanto em fazer, trabalhar e nos desgastar que não temos tempo de cuidar de nós mesmos, do nosso corpo e mente, que ficamos incapacitados de prosperar. Faça o trabalho que é importante para você e tente ajudar os outros depois que acabar o seu, mas faça com inteligência.

 

Você percebeu que o Fred nos instiga a parar para pensar em nossos processos, em nossas atividades para ganharmos desempenho em menor tempo? Foque nisso, o que você poderia fazer hoje que otimizaria seu tempo ou o tempo da sua equipe? Pense por alguns minutos. Salve 10 minutos por dia de trabalho, que terá ganho quase 1 hora no final da semana.

 

Pense e aja, não o contrário.

 

Abraços e sucesso!

Bini

Please reload

Posts Em Destaque

Como ser mais esperto que o Diabo?

February 8, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Assuntos

Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com