Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com

Quer liderar? Lidere a si mesmo primeiro.

August 15, 2016

Liderar é uma das tarefas mais complexas, veja que uso um adjetivo diferente de difícil, pois não programo meu cérebro com dificuldade e sim com desafios! Liderar exige autoconhecimento, conhecimento do trabalho, conhecimento sobre cada membro da sua equipe e uma habilidade de comunicação sem igual.

 

Vou te ensinar a ser um líder em um passo a passo tão simples que você superará todas as complexidades desse desafio.

O primeiro passo é se liderar. Se você já está em um cargo de gestão, te convido a colocar essa prática em ação hoje. Se você ainda não está liderando ninguém, saiba que está completamente enganado, você tem que liderar a pessoa mais exigente da sua equipe: você!

 

Toda liderança começa em si. Apresento então 3 atividades que qualquer nível hierárquico, de presidente ao estagiário, devem fazer para começar a se liderar.

 

1. Objetivos - Estipule os objetivos da semana e defina o nível de importância. Em uma agenda, analógica ou digital, quebre os objetivos em tarefas. Eu recomendo no começo de cada dia você escrever as micro-tarefas importantes do dia em um caderno, eu recomendo no máximo 6 dessas tarefas por dia, pois ainda terão tarefas urgentes e circunstanciais para resolver. Importante saber que tudo que a gente escreve a mão tem mais energia e sensação de comprometimento.

2. Autofeedback - Para mim a ferramenta mais importante de um líder. Ao final de cada dia avalie tudo o que fez. Se pergunte: O que eu fiz hoje que me deixou mais próximo dos meus objetivos? Se eu consegui fazer todas as minhas tarefas, qual foi o motivo que consegui? Se eu não consegui fazer todas, por que eu não consegui? Quais foram as decisões que tomei ou o que influenciou para eu não fazê-los? O que aprendi no dia de hoje com isso? Você pode fazer esse processo escrito ou verbalizado mentalmente, eu já disse que recomendo escrito.

3. Motive-se - Descubra o que te motiva e trabalhe nisso diariamente. Saiba o que te faz acordar cedo e disposto para trabalhar. Por trás de todo ser humano há um propósito para viver a vida que vive. Você deve ter o seu motivo para estar indo para o trabalho e garanto para ti que se seu motivo for só dinheiro, logo você estará desmotivado, pois somos eternos insatisfeitos e sempre queremos mais. Descubra o que te motiva para poder descobrir o motivo dos outros. 

 

Manter o registro de tudo que faz é importante para você acompanhar sua evolução, e para te ajudar a lembrar de tudo que fez no semestre ou ano para a avaliação da empresa. #FicaADica

 

Executando essas atividades você já inicia seu processo de auto-liderança. Em um cargo de gestão, você precisa expandir essas atividades e aí que o jogo fica complexo, pois você terá pessoas diferentes abaixo de ti e você terá que identificar tudo isso nelas!!!

 

Seu trabalho como gestor é fazer com que as pessoas trabalhem em prol do objetivo da empresa, então suas atividades serão:

 

1. Objetivos - Você terá que desdobrar seus objetivos para os membros de sua equipe e passar para eles as tarefas que são importantes para a busca de resultados da empresa. Eu recomendo, para evolução da equipe, que você deixe as pessoas dividirem suas atividades, mas você deve ajudá-las sempre. Prioridades é você quem dá.

2. Feedback - Olha novamente a maior arma de um líder. Depois de dar tanto feedback para si, você deve estar pronto para ajudar os seus liderados no caminho da evolução deles. Veja que interpreto o feedback como uma forma de ajustar rotas e ajudar no aprendizado, não é um puxão de orelha (claro que precisa dar de vez em quando, mas se não tiver aprendizado, não recomendo) ou tem evolução ou tem evolução, não tem meio termo.

3. Motive-os - Você já descobriu o que os motiva fora o salário? Qual o motivo de estarem trabalhando com você e com sua empresa, em vez de estar no concorrente? Se não souber ainda, recomendo que sente com cada um, ou leve cada um para almoçar e converse, escute o que cada um tem a dizer. - Dicas de perguntas: O que você mais gosta da empresa? O que você gosta no seu trabalho? O que você acha que poderíamos (veja o plural) fazer para melhorar nossa área, ou o nosso desempenho? O que eu posso fazer para te ajudar a evoluir no seu trabalho? No que posso te apoiar? - Recomendação máxima faça essas perguntas e conversas com real intenção de buscar as respostas dentro do seu liderado. Você ficará muito feliz com algumas, ficará em saia curta em outras, mas seja verdadeiro e sincero, não existe poder maior do que uma equipe verdadeira consigo mesma e motivada.

 

Viu como não é difícil, é só complexo? Eu falo que um verdadeiro líder investe tempo em sua equipe, eu mesmo sempre acabei saindo tarde de meus trabalhos, pois minha preocupação maior sempre foi a equipe, depois eu me resolvia com as atividades e planejamentos que comigo ficavam.

 

Espero que esse post tenha feito sentido, em algum nível, para você.

Esse é um começo simples para iniciar sua reprogramação como líder. Líder de si e dos outros.

 

Lidere com coração e terás um exército para se sacrificar por você, lidere com o medo e terás um exército a te apunhalar no calor da batalha. - Bini (Coach de Liderança)

 

Quer melhorar seus aspectos como líder? Quer melhorar sua imagem frente aos seus liderados? Quer se preparar para assumir um cargo de liderança? Entre em contato através do e-mail: contato@marcoantoniobini.com ou via whatsapp no +55 11 9.9202.5504

 

Grande abraço e uma boa semana,

Bini

Please reload

Posts Em Destaque

Como ser mais esperto que o Diabo?

February 8, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Assuntos