Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com

  • Marco Bini

Você fecha um negócio ou abre um negócio?


Você está trabalhando a um tempo no seu novo cliente. Está entregando valor e ele está gostando. Ele experimenta seu produto ou serviço, busca informações com seus clientes e antigos clientes e finalmente chega o momento em que a compra é feita!


Nesse momento você diz: fechamos negócio? ou abrimos negócio? ou até negócio concluído?


Qual é o certo?


Na minha perspectiva a gente sempre ABRE um negócio, pois sempre que conquistamos um cliente e o atendemos bem, temos a oportunidade de continuar vendendo. Não somente uma vez, mas várias vezes, por isso o negócio foi ABERTO.


Para você que me acompanha sabe que a primeira venda para o cliente é sempre uma venda de abertura, uma venda para a pessoa continuar comprando. Os melhores contratos que já fechei até hoje, inclusive contratos de milhões, começaram com pequenos serviços e produtos.


Uma mania que as pessoas possuem (principalmente os brasileiros) é de já querer ganhar a fortuna na primeira venda. Aí que está o erro! É claro que você pode oferecer sua Ferrari logo de cara e vender... UHULLLL... comemore! Porém, você tem que continuar vendendo. Adquirir um LEAD novo é a parte mais cara de um negócio, o investimento de marketing de aquisição de cliente é muito alta. Por isso você tem que ter o melhor ROI possível de um cliente e isso só acontece quando as negociações estão abertas (e não fechadas).


Sim... é uma mudança de mindset!

É para isso que você me segue, certo? Para se destacar da boiada.


Então, para mandar bem na hora H, diga: Combinado. Em programação neurolinguística esse é um grande debate. Se fechamos um acordo, como iremos continuar vendendo? Sua mente interpreta naquele momento que o negócio está encerrado e para de apresentar possibilidades de maior ganho.


Qual é a sua opinião sobre o assunto? Você abre negócios ou fecha negócios?


14 visualizações