Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com

  • Marco Bini

Por que você acorda todas as manhãs?


Meu amigo Henrique me fez essa pergunta em nosso grupo de Mastermind: "Por que você acorda todas as manhãs?". Em alguns momentos da vida essa resposta está tão clara quanto a luz do sol e em outros está tão nublada que é impossível perceber o que vem pela frente. Você pode estar em um momento ou outro, porém quanto mais clareza tiver sobre sua motivação ao acordar, maior será o seu poder de agir e seguir em direção ao seu propósito durante todo o dia.


E qual é a importância em saber disso? As vezes é só ir trabalhar, é só fazer o que precisa ser feito, são várias as frases que escuto, principalmente de Tubarões (também conhecidos como Executores - pessoas que são motivadas pelo "fazer, fazer e fazer"). Porém, só fazer alguma coisa é muito raso e triste. O estresse, a pressão e a falta de motivo podem tomar conta e acabam te dando dores de cabeça, principalmente no campo da saúde, para resolver depois.


Ficou provado em alguns lugares do mundo, que são chamados de Zonas Azuis, que a longevidade e a saúde vem de um misto de alguns pequenos conceitos que podem mudar radicalmente o seu estilo de vida. Uma das definições que mais aprecio foi criada em Okinawa no Japão, onde os moradores dessa ilha possuem um dos melhores índices de longevidade e saúde. O estilo de vida IKIGAI possui quatro aspectos importantes que fazem você viver o seu propósito, se realizar e acima de tudo de forma sadia, feliz e próspera.


IKIGAI - Uma razão para ser

Nessa ideologia FAZER O QUE AMA, FAZER O QUE VOCÊ É BOM, SER PAGO POR ISSO e ENTREGAR O QUE O MUNDO PRECISA, completam um ciclo de realização pessoal. Quando você está realizado, você tem mais energia, maior motivação e estímulo. Tenho uma cliente que conseguiu unir essas 4 áreas em seu negócio e me testemunhou em nossa última conversa: "Eu nunca me senti tão viva na minha vida. Eu sei exatamente o que fazer quando acordar e se o dia for horrível, tenho gás para criar um novo amanhã." Me arrepio só de lembrar essas frases. Muito forte.


Eu utilizo algumas variações do IKIGAI para um processo de descoberta e de criação de novos negócios. Quando se tem um negócio que preenche essa filosofia a conexão com a lei natural da abundância é imediata.


O que você precisa fazer?


Em primeiro lugar você precisa se conectar com aquilo que você ama! É muito mais simples do que parece, pois em nossa história deixamos rastros daquilo que gostamos. Por exemplo, para mim, velocidade é uma paixão, construção de times cooperativos, comunicação e psicologia do consumo. Tudo isso está presente desde a minha infância até a fase adulta. O que você ama? O que amava fazer quando criança? O que queria ser quando fosse adulto? Que emoção essa "profissão" está ligada?


O segundo passo é identificar aquilo em que você é bom ou tem um potencial muito grande de ser bom. A gente tem que se tornar mestre de algumas competências e habilidades, ser tudo é a mesma coisa do que ser nada. Seja competente em algo e delegue o resto. Quais são as habilidades que você tem que as pessoas te elogiam naturalmente? Quais são as coisas que você acredita que realmente é bom? Faça sua lista.


O terceiro e grande passo, acho que é meu favorito, é desenvolver algo que seja vendável! Colocar a caixola para funcionar e identificar o que há de conhecimento, habilidades ou qualquer outra coisa dentro desse espectro AMO e SOU BOM que possa ser ofertado para o público. Aqui nascem excelentes listas de ideias se for um brainstorming genuíno.


O "último" passo é entender se o que você ama, sabe fazer bem e é vendável também é desejado pelo público. Não adianta fazer nada que seja só para você, certo?


Juntando isso tudo, de uma maneira bem simplificada, você encontra uma motivação interna! Essa motivação funciona como um combustível. Se foi bem construída e tudo está ecologicamente correto dentro da sua perspectiva de vida, esse combustível será infinito!


Motivação Interna?


A nossa força de vontade é um combustível que, mesmo se bem construído, acaba ao final do dia. O que nos resta é ter uma boa inspiração e uma motivação interna muito forte. O grande desafio da nossa sociedade é olhar para dentro e desvendar o que ativa a nossa motivação interna, pois o mundo externo está chamando a gente o tempo todo para consumir isso, fazer aquilo, ir ali, sendo que a verdadeira motivação é do lado de dentro.


Eu amo velocidade, como já disse, e uma das minha paixões é o motociclismo. Se eu pudesse eu investiria em ter dezenas de motos, equipamentos e capacetes. Só que a vida não é bem assim, o mais interessante é saber o que está por dentro desse exemplo. O que me atrai na moto? É a velocidade? É o estilo? O que é? Para mim ter uma moto significa ser livre, poder voar baixo sem vidros e colunas, poder sentir o cheiro do carvalho ao passar de um lado de uma floresta, pegar o pó do caminhão, ser 100% responsável pelo meu bem-estar e segurança. Motociclismo para mim é liberdade! Minha motivação interna para ter motos é essa liberdade. O que você é apaixonado por fazer, quais são as sensações e emoções que isso traz para você? É possível explorar isso de outra forma? Como você pode trazer isso para o seu dia-a-dia?


Descubra sua motivação interna e ganhará combustível interno para fluir por todo o dia, semana, mês e até anos!


"Na vida para agir você precisa ou de inspiração ou de desespero." - Tony Robbins

Qual você escolhe ter? Uma vida com significado para realizar, ter seu IKIGAI, ou sucumbir ao desespero quando esse bater na sua porta?


Transforme sua vida em algo significativo para você, para as pessoas próximas e quem sabe para muito mais pessoas? Tudo começa em você.