• Marco Bini

O que significa ser um empreendedor?


Empreender, para mim, é uma das atividades mais magníficas que podemos fazer. Se tornar um empreendedor é uma escolha de se desenvolver profissionalmente, ser um mestre da sua arte, e pessoalmente, ser um mestre de si mesmo.


Em uma visão simplista você constrói seu primeiro negócio como autônomo, como empresário ou como investidor, não importa, e só precisa conhecer bem a sua atividade para se dar bem. Erro gigantesco!


Para empreender não é só necessário ter conhecimento e saber fazer bem o que você faz. Há diversas atividades e conflitos que você terá que caminhar, enfrentar e ultrapassar. Para isso é necessário se desenvolver como ser humano, como pessoa e dominar a si mesmo. É muito natural eu atender empreendedores que são TOP em suas atividades, porém suas empresas não estão crescendo na velocidade ideal por falta de algumas habilidades e domínio interno.


Quando passamos a entender que o jogo de criar uma empresa é um jogo de evolução interna, passamos a interpretar os desafios de uma outra maneira e podemos crescer muito mais rápido. Conheço empreendedores que postergam seus sucessos por uma falta de vontade de enfrentar um determinado assunto ou problema, outros querem enfrentar, mas não tem a habilidade para tal, outros não conseguem enxergar as diversas possibilidades para agir. Há muita luta ocorrendo dentro da mente humana a todo momento, você concorda? Eu luto com a minha diariamente!


Olhando o empreendedor de forma sistêmica é possível identificar diversas falhas que impedem o seu crescimento como profissional, pois nem todas as demais áreas são atendidas. Houve um caso de uma cliente que tinha sua performance baixa e identificamos que sua nova empresa a estava consumindo. O que ela mais queria era ficar com os filhos, porém não tinha tempo. Ajustando algumas atividades e comportamentos em seu dia-a-dia, trazendo total presença nos momentos com as crianças, ela conseguiu trabalhar menos, com menos estresse e cobrança em si e conseguiu ainda dobrar o faturamento! Estar pleno em uma área impulsiona a outra, tudo está ligado. Quanto mais você desenvolve X, mais você cresce em Y e assim por diante.


Eu te convido a pensar sobre si mesmo como empreendedor. Como você lida com o seu dia-a-dia? Como você está atendendo suas necessidades? Como você está balanceando suas atividades para que ao final do dia tenha mais prazer do que estresse?


Se abra para uma oportunidade de ajeitar sua vida por completo e não só um pedaço ou um só objetivo. Quando você encontrar completude, tudo o que você busca chegará de forma natural. Saúde, dinheiro, relacionamentos e o que você quiser!


Be open!

Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com