• Marco Bini

Como ser mais esperto que o diabo?


Uma vez um homem estava em uma encruzilhada. Ele precisava decidir qual caminho tomar. Direita, esquerda, seguir em frente? Ele não sabia para onde tinha que ir. Rapidamente uma pessoa surgiu ao seu lado e lhe aconselhou que "sentasse sobre o assunto" e dizia em seu ouvido:

- Será que você realmente tem que escolher um caminho? - O que estará te esperando do outro lado? Não é perigoso? O que as pessoas irão achar quando você for por ali, por ali, ou por lá? - Não é melhor ficar aqui? Deixe de lado essa vontade de caminhar e fique aqui comigo.

- Você não conseguirá seguir por estes caminhos.

- Você pode ficar doente e o que irá acontecer? Você pode perder as pessoas que ama, você pode até morrer...

O homem foi definhando e ficando em seu lugar. Não se moveu, não evoluiu e perdeu a batalha para o Diabo.

Essa história acontece na nossa cabeça todos os dias. Um diabinho filho da p*** começa a falar o quanto a gente não consegue, não merece ou que não pode. Ele usa diversos artifícios para fazer a gente não se mover e morrer sem seguir nosso caminho.

No começo desse ano eu me conectei com o livro mais esperto que o diabo do Napoleon Hill e seus ensinamentos foram mega profundos. Irei resumir alguns deles para você, porém nada é real se não for colocado em ação. Por isso, leia e aplique esses 7 princípios em sua vida.


#1 - Escolha o seu propósito definido - Aquele que tem um propósito, uma escolha de vida e que segue firme em seus planos e metas pode fazer a vida entregar exatamente aquilo que ele quer. Aqui o objetivo é ter uma definição e não alterar. Toda vez que a gente muda de propósito, muda de objetivos, a gente começa do zero. Eu mesmo já recomecei muitas coisas na vida por falta de definição e de constância, por falta de saber o que eu quero. A gente fica preso em pensar naquilo que a gente não quer, porém é no foco do querer que a gente se expande.

A sua mente atrai aquilo que ela mais enfatiza.

#2 - Prefira a autodisciplina - O segredo do sucesso? Disciplina. Monte um plano e siga-o incondicionalmente, independente dos resultados. Eu gosto de trabalhar com metas de progresso junto com metas de resultado. É mais interessante assim, pois você está 100% no controle do que irá acontecer. Tenha, por exemplo, uma meta de ligar para 5 pessoas por dia ou de colocar 1 vídeo no youtube por semana, você pode controlar isso. Só depende de você, porém o resultado no médio e longo prazo podem te surpreender. Crie e mantenha-se na rotina! Domine a si mesmo. Controle seus desejos, suas fugas e distrações, aproveite o poder do hábito para tornar cada dia mais fácil.


#3 - Aprenda com as adversidades e com o fracasso - O fracasso e os obstáculos em nossas vidas são eventos de aprendizado. É incrível o poder que você obtém ao perceber na vida que o sucesso e o fracasso são temporários. Se tudo é temporário, então não há o que temer. Nosso maior medo é que o fracasso seja permanente, que se errarmos uma vez será para sempre, que aquilo irá destruir a nossa imagem, bolso ou qualquer coisa na infinidade do tempo. Porém, tudo é temporário. Outro fator importante é que o ser humano tem a tendência de desistir a um passo do sucesso, pois está muito focado no resultado imediato. Um colega que hoje ganha R$500mil/mês é criticado por seus amigos pela, talvez, rápida ascensão, só que todos esqueceram que antes ele passou 16 anos ganhando o equivalente a 1 salário mínimo viajando para aprender, evoluir e vender seus produtos. Ele poderia ter desistido, muitos teriam desistido, porém seu sonho era muito maior e o resultado financeiro veio porque ele permaneceu com o progresso.

Cada fracasso traz junto de si a semente de um sucesso equivalente.

#4 - Escolha bem o seu ambiente - O nosso entorno molda nossa mente. Falarei mais na Lei da Harmonia (#6). O importante nessa lei é escolher onde você está, com quem se relaciona e o que você coloca ao seu lado. Você já deve ter ouvido falar que você é a média das 5 pessoas com quem convive, você é a média dos 5 últimos livros que leu, você é o que você assiste na TV, você é o que você se alimenta. Tudo isso é verdade! Tudo aquilo que você alimenta na sua mente e corpo transforma a pessoa que você é, portanto escolha bem suas amizades, parceiros e onde você frequenta.

Nossos pensamentos são estimulados pelo meio.

#5 - Respeite o tempo - O tempo é um mago, pois só ele permite o amadurecimento. O tempo transforma atitudes em hábitos, fracasso em sucesso e o que não é compreendido em compreensível. O tempo é a quarta dimensão e ele é o controlador de tudo. Sucesso tem em sua fórmula o tempo, portanto siga o tempo.


#6 - Entenda a Lei da Harmonia - Tudo tente ao equilíbrio. Se você está em grupo de pessoas e essas pessoas gostam de futebol, você  começará a interagir e gostar de futebol. Se você está em um grupo de empreendedores, você irá começar a agir e pensar como um empreendedor. A lei da harmonia diz que a natureza não permite que ninguém escape das influencias do ambiente, com o tempo você acaba se submetendo a essas influencias. Entretanto a mesma lei dá para aqueles que controlam suas mentes, são disciplinas e possuem seu propósito definido o privilégio de estabelecer seu próprio ambiente mental e assim não harmonizar com o mundo externo.


A lei também funciona para juntar pessoas de pensamento negativo com outras de pensamento negativo. Permite juntar influencias positivas com pessoas de pensamento positivo. Observe ao seu redor qual o tipo de pessoa que se conecta com você, para você saber que tipo de pessoa você está sendo (lembrando que tudo é temporário e você pode mudar sua "frequência" no momento que desejar).


#7 - Prefira a cautela - Pensar antes de agir. Simplesmente isso. Muitas vezes durante o dia agimos pela reação, acontece algo e agimos, sem pensar, para solucionar algum conflito ou situação. Entretanto esse movimento "automático" é infeliz para o ser humano, pois é a voz pré-programada interior que está fazendo você agir assim. Por isso, quando acontecer algo, pare pense e depois aja. Seja uma pessoa pró-ativa, aja em prol do seu sucesso e bem-estar.

Lembre-se que o Diabo age de diversas formas dentro de você. São sentimentos como medo, indecisão, ganância, avareza, superstição, luxúria, vingança, raiva, vaidade e preguiça são armas desse ser que fica dentro da gente. Temos que identificar essas sensações e desenvolver estratégias para dominá-las.


Se torne o mestre de si mesmo e controle essa voz interna. Tenha disciplina em mudar!


A mente é nada mais nada menos do que a soma de todos os hábitos!

Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com