• Marco Bini

Como dar um FEEDBACK que VERDADEIRAMENTE motiva sua equipe

Não é de hoje que líderes, empresários e empreendedores precisam estimular e motivar seus liderados. Para que uma empresa cresça é necessário que todos os seus funcionários evoluam, estejam alinhados com os objetivos do negócio e estejam em sinergia. Por isso criei o vídeo abaixo, para te ensinar a como dar um FEEDBACK efetivo! Não é para dar carcada. É para realmente ensinar seu liderado a fazer o que ele se comprometeu a fazer, no seu maior grau de excelência.

“Make feedback normal. Not a performance review.” – Ed Batista

Quais são os passos para dar um bom feedback?


1. Peça permissão para entrar no mundo do seu liderado. Você só irá conseguir alterar algum comportamento ou padrão ao ter permissão para entrar nesse lugar. 2. Comece com um elogio. Um elogio desarma algumas defesas, porém é necessário que seja VERDADEIRO. Elogie algo pequeno, mas que seja verdadeiro, não traga mentiras para essa conversa tão especial. Transparência e verdade criam equipes incríveis.

3. Explore o comportamento da pessoa. Ela está cometendo algum erro, então fale do que você acha que não está bom, o que precisa melhorar, o que precisa alinhar. Novamente, seja verdadeiro e não faça uma tempestade em copo d'água. Aqui o objetivo é apresentar o problema.

4. Identifique a origem do problema. Busque com o seu liderado o que está errado, qual o motivo dele agir de certa forma ou dele não agir. O que falta? Seja um líder e não um chefe, e entenda que além dos problemas profissionais existem desafios pessoais que podem estar atrapalhando o desempenho da pessoa. Hoje, já não conseguimos mais separar o que é pessoal do profissional.

5. Se coloque para ajudar a pessoa. Como líder seu papel é DESENVOLVER PESSOAS, só assim você entrega os resultados que precisa ou quer. Não preciso dizer mais nada, certo?

6. Traga aprendizado para a conversa. O aprendizado deve surgir da pessoa, o insight tem que nascer do liderado. Tome cuidado para não ir dando respostas rápido demais. Seja líder e invista o tempo necessário e possível na conversa para que o liderado diga o que ele pode fazer para melhorar. Não busque a perfeição, busque a excelência, que é um processo de melhoria continua.

7. Resuma toda a conversa. Lembre de terminar mostrando da onde começaram a conversa e para onde foram, lembrando qual é o novo comportamento ou atitude que a pessoa terá a partir daquele momento. Lembre-se de lembra-la do acordo e não fique criticando caso a pessoa não consiga logo de cara.


Tome cuidado para não entrar em um modo crítico. Se quiser uma transformação verdadeira, seja paciente, respeitoso e DESENVOLVA!


"Não são os clientes que vêm em primeiro lugar, são os funcionários. Se você cuida dos funcionários, eles cuidarão de seus clientes." - Richard Branson
Tem dúvidas? Deixa nos comentários que a gente pode aprofundar cada vez mais nesse assunto. Um grande abraço do seu Coach! Marco Bini
0 visualização

Marco Antonio Bini  2016-2018 - Todos os direitos reservados.

contato@marcoantoniobini.com